Prefeitura de Três Lagoas disponibiliza novo medicamento para tratamento do HIV

563
visualizações

Desde fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas vem disponibilizando um novo medicamento através do Programa Municipal de IST/Aids/HIV – Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Este medicamento inovador para o tratamento de pacientes com aids ou HIV combina em um único comprimido dois antirretrovirais: dolutegravir e lamivudina.

Anteriormente, o tratamento do HIV exigia a combinação de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir eficazmente o vírus e retardar a progressão da doença. Com o novo remédio, os usuários ganham a possibilidade de utilizar um tratamento com uma única dose diária, simplificando assim a terapia.

Outro fator relevante, é a eficácia do Dovato, 91% dos pacientes alcançaram níveis indetectáveis após 48 semanas.

QUEM PODE USAR

Para utilizar o novo método é necessário que o paciente atenda alguns critérios: Os pacientes aptos à mudança de terapia deverão ter idade igual ou superior a 50 anos, uma adesão regular ao tratamento convencional, carga viral menor que 50 cópias e ter iniciado a terapia dupla até o dia 30/11/2023.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), entre 2017 e 2021, a doença provocou a morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. Estes dados ressaltam a importância de realizar e manter a constância no tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente em 2023, foram registrados na cidade 08 obitos diretamente relacionados ao HIV.

Em Três Lagoas, 05 pacientes já utilizam a nova medicação. O Programa do Município atende aproximadamente, 700 pessoas em tratamento da doença, além do três-lagoenses, moradores das cidades de Água Clara, Selvíria e Brasilândia

O Programa informa que fora a nova medicação, ainda são utilizados outros tratamentos, com outras medicações e princípios ativos oferecidos pelo Município para população.  

SERVIÇO

O serviço da Prefeitura de Três Lagoas está localizado na Maria Queiroz Moreira (antiga 13 de junho) número 233, Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou pelo telefone 67 99258-5635.

Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui