Mais de 3 mil exames de imagem foram realizados pelo hospital municipal de Água Clara no 1º quadrimestre de 2024

81
visualizações

Confira balanço completo dos procedimentos realizados pelo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, conforme dados mostrados em audiência pública.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Água Clara realizou audiência pública de prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2024, sob a coordenação do secretário Alex Oliveira, por determinação da prefeita Gerolina Alves.

Na ocasião, foi apresentado um relatório detalhado do período, conforme determinação do art. 36 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Conforme explicado pelo secretário, o relatório apresentou demonstrativos que representam o desempenho da pasta, entre os meses de janeiro a abril de 2024. Segundo ele, os dados que permitiram a análise dos resultados apresentados, foram extraídos dos sistemas oficiais de informações em saúde e que tal levantamento subsidia a atuação governamental, contribuindo para o aperfeiçoamento, transparência da gestão e avaliação dos gastos públicos.

Prefeita Gerolina, por ocasião da inauguração do Centro de Imagem

O relatório apresenta informações de todos os setores da saúde, entretanto, nesta matéria, serão detalhados dados apenas referentes ao Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida que passou por uma significativa reforma nos últimos meses, por determinação da prefeita Gerolina, que dado uma atenção especial à Saúde, não apenas no hospital em todas a unidades, com destaque para zona rural.

Especificamente no caso do hospital, pode-se destacar, por exemplo, a nova fachada, que possibilitou a construção de uma sala de espera climatizada, propiciando mais conforto e comodidades aos pacientes enquanto esperam para ser atendidos e a construção de um laboratório de imagem, que tem atendido efetivamente a população. Em relação à reforma, destaca-se as melhorias implementadas no centro cirúrgico, entre outros.

O hospital tem como diretor clínico o médico Fábio Akira Nomura e Rosalino Honorato de Oliveira é o diretor administrativo.

Balanço Hospital

Em relação ao balanço do hospital, foram realizados 36.115 procedimentos no quadrimestre, sendo 13.078 consultas médicas, 134 pequenos procedimentos cirúrgicos, 130 observações até 24 horas e 22.723 procedimentos de enfermagem.

Partos – No período, foram realizados 47 partos cesarianos e 14 partos normais. Dos nascimentos, 32 são meninos e 29 meninas. Neste período, houve uma redução dos partos, devido à reforma realizada no centro cirúrgico.

Internações – No tocante às internações, foram 42 clínicas, 62 obstétricas, 12 pediátricas e 22 cirúrgicas, totalizando 144 no quadrimestre.

Exames de imagens – No relatório apresentado na audiência pública, contam a realização de 517 eletrocardiogramas, 1.022 ultrassonografias e 2.380 radiografias, totalizando 3.402 exames.

Transferência de pacientes via Core Hospitalar – Para Campo Grande foram transferidos 86 pacientes, 313 para Três Lagoas e oito para o município de Paranaíba. No total, foram realizadas 407 viagens.

Ainda constam do relatório sobre o hospital, 4 óbitos. Considera-se óbitos por local de ocorrência.

Nas próximas reportagens, serão abordados os atendimentos em outros setores da saúde.

João Maria Vicente

Secretário de Saúde, Alex Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui