Com o objetivo de promover a qualidade de vida e aproximar colaboradores(as) das operações florestais a serviços básico em saúde, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, deu início ao projeto Carreta da Saúde, ação pioneira no setor, que prevê a implantação de uma Clínica Ocupacional Móvel para percorrer as operações florestais da empresa em Mato Grosso do Sul. O projeto conta com uma carreta adaptada para atendimentos clínicos e exames e a expectativa é que mais de 300 colaboradores(as) florestais sejam atendidos até o fim do mês.
De acordo com Leonardo Giusti Duarte Novaes, diretor de Operações Florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, a iniciativa nasceu da necessidade de aproximar os serviços de saúde de colaboradores que estão no campo. “A Suzano é uma empresa que preza pela saúde e o bem-estar de todos os seus colaboradores e sabemos que por conta da distância da fábrica e, até mesmo por uma questão cultural, muitas pessoas, principalmente homens, não dão a devida atenção à saúde. É este cenário que pretendemos mudar por meio desse projeto. Com a Carreta de Saúde, pretendemos levar a saúde até esse nosso colaborador como uma forma de promover os cuidados com a saúde, a adoção de hábitos saudáveis e preventivos e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida do nosso time”, ressalta.
Desenvolvido por meio de uma parceria da companhia com a empresa Apta Saúde Ocupacional Integrada, a Carreta da Saúde conta com sala de espera climatizada, banheiros, consultório médico, sala de coleta de exames laboratoriais e salas para a realização de exames específicos como audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria e radiologia. Já a estrutura médica envolve até de 5 a 10 profissionais, dependendo da demanda, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos e biomédicos para a coleta de exames laboratoriais, entre outros.
A iniciativa teve início por Brasilândia, com o atendimento de cerca de 280 colaboradores entre os dias 8 e 11 de julho. Em seguida, a unidade passará por Bataguassu, onde serão atendidos cerca de 30 colaboradores(as) entre os dias 22 e 23 de julho.
Segundo Ricardo Trevizan Perez, médico e coordenador de Saúde Ocupacional, os profissionais a serem atendidos passarão por um atendimento prévio e exames, entre eles: triagem completa (pressão arterial, glicemia, peso, altura, IMC – Índice de Massa Corpórea, saturação de oxigênio etc.), coleta de exames de laboratório, radiografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, espirometria e exame médico (clínico) para fechamento da avaliação ocupacional.
“Desta forma, nossos colaboradores realizam tais exames atribuídos a sua atividade e, em seguida, já passam pelo fechamento ou a finalização do exame clínico ocupacional médico, com emissão do Atestado de Saúde Ocupacional no próprio local. Com isso, temos a oportunidade de promovermos uma assistência integral aos profissionais do campo com maior facilidade de acesso e comodidade ao nosso time de colaboradores” completa Perez.
Após a realização de todos os exames, os(as) colaboradores(as) receberão orientações necessárias referente à saúde imediata e, se houver necessidade, serão encaminhados a tratamentos externos e atendimentos especializados via plano de saúde.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: https://www.suzano.com.br/