Como normalmente ocorre nesta época do ano, são comuns as queimadas na região, devido ao tempo extremamente seco. Em Água Clara (MS), onde nesta momento a máxima é de 36⁰ e umidade relativa do ar de 22%, a situação não é diferente.
Na noite de anteontem, uma área entre o Bairro Novo Horizonte e a empresa Cobb Vantress foi tomada por um incêndio de grandes proporções. Após muito trabalho, as chamas foram debeladas.
Hoje, por volta das 13h, uma área rural nas imediações do Bairro Núcleo Industrial Barra Mansa também foi incendiada. Além de um caminhão pipa da Suzano, brigadistas de empresas florestais como a JY, por exemplo, e também outros voluntários atuaram para extinguir o incêndio e evitar que chegasse até o Núcleo.
Isto, sem falar em outros pequenos incentivos que ocorrem praticamente todos os dias. Em nenhum dos casos, foi possível descobrir a origem das chamas.
Problemas causados pelas queimadas e suas consequências
As queimadas, quando naturais, podem trazer alguns benefícios para solos e biomas acostumados com esses eventos, como o Cerrado brasileiro. Pode haver a renovação de matéria orgânica e o potencial de fertilidade aumentar com as cinzas, além do desfalecimento das ervas daninhas, mas isso não é comprovado pelos cientistas.
Quando as queimadas são causadas de forma artificial, muitos perigos podem surgir tanto para o bioma quanto para quem as inicia. Elas podem sair do controle, dependendo das condições climáticas, e atingir áreas que estavam fora de alcance do foco inicial.
A fumaça prejudica toda a fauna da localidade, obrigando animais a irem para habitat que não os de origem. Há, também, a poluição causada nas estradas e rodovias, prejudicando o trânsito e podendo gerar graves acidentes, além do incômodo gerado para as pessoas, causando sérios problemas respiratórios.
De forma geral, os malefícios ocasionados pelas queimadas são muitos, como:perca de umidade do solo;
- acentuação de erosões e outros processos que degradam o solo;
- aumento de dióxido de carbono na atmosfera;
- poluição de rios e suas nascentes por meio das cinzas, transportadas para o leito dos rios nas primeiras chuvas;
- destruição de habitat.
Além dessas, há várias outras situações semelhantes, como a poluição de aquíferos, lagos e açudes.
Joao Maria Vicente