Durante operação de limpeza, nesta semana, no entorno da Segunda Lagoa, a Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Meio Ambiente que foram encontrados filhotes de sucuri naquele manancial.
Conforme nota da Prefeitura, a ação, que tinha o objetivo de promover a limpeza das lagoas de contenção de água da chuva, retirada de lixo e manutenção dos barrancos, revelou a presença desses animais, reforçando a necessidade de cautela por parte da população.
Diante disto, a secretaria alerta a comunidade sobre os riscos de entrar nas águas das três lagoas, que dão origem ao nome da cidade. Além do perigo de contaminação por doenças, a presença de animais peçonhentos e predadores, como as sucuris, representa uma ameaça significativa. “Onde há filhotes, é provável que existam cobras maiores, possivelmente os pais da ninhada”, diz a nota.
Os responsáveis pela Pasta, observam ainda, que não foi possível fazer a captura dos animais e que, portanto, eles permanecem no lago, da mesma forma que, possivelmente, cobras maiores que as encontradas, que mediam cerca de 70 centímetros de comprimento.
A necessidade de reforçar o alerta se deu, após um incidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (27), ocasião em que uma criança foi flagrada nadando nas águas da Segunda Lagoa, a despeito das placas de advertência a respeito dos riscos e a proibição, assim como dos constantes alertas e apelos feitos aos responsáveis legais e à população em geral. Nesse sentido, pede a colaboração de todos.