Os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre a Covid-19 ligam o sinal de alerta para o aumento de casos e mortes causadas pela doença. Nas últimas cinco semanas, 30 pessoas perderam a vida devido ao vírus, sendo que muitas delas não estavam completamente vacinadas. Para efeito de comparação, nas cinco semanas anteriores, foram contabilizados 13 óbitos.
De acordo com a SES, nos últimos 14 dias, 12 mortes foram registradas. Dentre essas, 10 tinham o esquema vacinal incompleto – ou seja, não haviam recebido todas as doses primárias ou os reforços necessários. Apenas uma vítima não havia sido vacinada contra a Covid-19. Ainda conforme a Secretaria, dessas 12 vítimas recentes, apenas duas tinham menos de 60 anos (uma de 42 e outra de 57 anos).
Quanto aos novos casos, o aumento também foi significativo nas últimas cinco semanas em comparação ao período anterior, passando de 426 para 1.395 casos confirmados, dos quais 572 foram registrados apenas na semana passada.
A SES ressaltou que, ao contrário de outros vírus respiratórios – como o influenza, que circula com mais força em determinados meses do ano – a Covid-19 não segue um padrão sazonal.
No total, Mato Grosso do Sul registrou 113 mortes por Covid-19 ao longo deste ano, além de 11.605 casos confirmados. A vacinação na Capital continua disponível nos postos de saúde, porém as doses infantis estão em falta. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde, o que está previsto para ocorrer no dia 14.