A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), realizou a apreensão de cerca de R$ 3 milhões em maquinários agrícolas entre os dias 17 e 22 de outubro. A ação foi motivada por um registro de estelionato relacionado à venda dos equipamentos, que incluíam tratores, pá carregadeira, colheitadeira, plantadeira e pulverizador.
A vítima, originária do Rio Grande do Sul e com negócios em Campo Grande, viu seus maquinários serem localizados tanto em Campo Grande quanto em Ribas do Rio Pardo. Segundo a investigação, a venda dos equipamentos ocorreu em junho, com a promessa de pagamento parcelado, mas o comprador não efetuou o pagamento nem mesmo da entrada. O contrato de venda incluía uma cláusula de reserva de domínio, que impedia a revenda ou transferência dos bens.
Desconfiado de que o autor estava se desfazendo dos itens, a vítima acionou a DELEAGRO. Inicialmente, um trator foi apreendido com uma terceira pessoa, que alegou ter recebido o bem como garantia de uma dívida. Em seguida, outros equipamentos foram encontrados em uma fazenda, onde o autor os havia arrendado a um agricultor. A pá carregadeira foi a última a ser encontrada, abandonada nas proximidades da residência do autor.
Todos os bens apreendidos foram devolvidos à vítima após a confirmação de sua propriedade, que foi comprovada por meio da apresentação de notas fiscais. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no caso.