Cinco dos dez maiores municípios do Brasil em termos de área de florestas plantadas estão em Mato Grosso do Sul, de acordo com o ranking nacional. Ribas do Rio Pardo lidera a lista com 420,5 mil hectares de florestas, seguido por Três Lagoas, com 311,9 mil hectares, e Água Clara, com 163,1 mil hectares. Brasilândia aparece na quarta posição com 150 mil hectares, e Selvíria ocupa a sexta posição, com 106,5 mil hectares.
“Essas cidades são os principais polos de cultivo de eucalipto no estado, atraindo grandes investimentos nacionais e internacionais para a instalação de importantes indústrias de celulose e papel, como Suzano, Eldorado Brasil, Bracell e Arauco,” destacou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Grandes investidores
Entre os recentes investimentos recebidos pelo estado, o secretário Jaime Verruck mencionou a chegada da Bracell. A empresa, que já opera viveiros em Água Clara, gerando cerca de 2 mil empregos, planeja implantar uma nova fábrica com capacidade de 2,8 milhões de toneladas, representando um investimento de R$ 25 bilhões. Essa será a sexta fábrica de celulose no estado, com previsão de gerar 10 mil empregos durante a construção e 3 mil durante a operação.
Durante o congresso da ABTCP, a Bracell recebeu o termo de referência para elaborar o EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) visando a instalação da fábrica a 15 quilômetros do centro de Água Clara. O estudo deverá ser finalizado até janeiro de 2025.
A Arauco também revisou seus planos e anunciou o início das obras da fábrica em Inocência, que produzirá 3,5 milhões de toneladas. “Tivemos uma reunião com a Valmet, empresa contratada pela Arauco para fornecer toda a solução tecnológica para a fábrica, que será o maior projeto de celulose em construção no mundo,” acrescentou o secretário.
Se puder me dar esse aportunidade