Confirmada construção da fábrica celulose em Água Clara; Bracell planeja investir US$ 4 bilhões

823
visualizações

O Governo de Mato Grosso do Sul participou, neste domingo (17), do Fórum Empresarial Brasil-Indonésia, realizado no Rio de Janeiro. O evento, que ocorre paralelamente ao G20, representou mais uma oportunidade para o Estado atrair grandes investimentos privados. Durante o encontro, foi realizada uma reunião com a Bracell, que confirmou os próximos passos para a construção de uma nova fábrica de celulose em Água Clara.

A empresa planeja investir US$ 4 bilhões na unidade em Mato Grosso do Sul. O processo de licenciamento ambiental já foi iniciado, com a conclusão do estudo prevista para fevereiro do próximo ano, representando mais um grande empreendimento no setor no Estado.

A fábrica terá uma capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas de celulose, e será instalada a apenas 15 quilômetros do centro urbano de Água Clara. A expectativa é que o projeto gere 10 mil empregos durante a construção e 3 mil empregos diretos na operação.

“O Fórum Empresarial Brasil-Indonésia foi uma excelente oportunidade para estreitar laços e gerar negócios entre os dois países. O principal motivo da nossa participação foi a reunião com a Bracell, empresa do grupo RGE, da Indonésia, que está planejando investir no Estado com uma planta industrial. Esse é mais um grande passo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Investimentos que geram emprego e renda

O governador Riedel ressaltou que os investimentos da Bracell contribuirão diretamente para a geração de emprego e aumento de renda para a população do Estado. “A reunião foi extremamente produtiva. Alinhamos diversos pontos importantes para o avanço desse projeto. Além disso, o Fórum também foi uma ótima oportunidade para buscar novas parcerias e investimentos para Mato Grosso do Sul”, complementou o governador.

O evento, realizado no tradicional Copacabana Palace, contou com a presença do CEO da Bracell, Anderson Tanoto, do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e de empresários dos dois países. Também integraram a comitiva de Mato Grosso do Sul os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov).

O papel estratégico de Mato Grosso do Sul

O secretário Jaime Verruck enfatizou a importância da nova fábrica de celulose para o Estado, destacando a força de Mato Grosso do Sul no setor florestal. “O governador aproveitou para apresentar a infraestrutura de licenciamento ambiental, as políticas de incentivos fiscais e os investimentos em logística, que são fundamentais para atrair empresas como a Bracell. Ele também mencionou o leilão das rodovias da Rota da Celulose, marcado para o dia 6 de dezembro, na Bolsa de Valores”, afirmou o secretário.

Verruck lembrou que a Bracell já realiza investimentos significativos no Estado, com plantações em Água Clara e expansão para Santa Rita do Pardo e Bataguassu. A empresa iniciou suas operações em Mato Grosso do Sul há cinco anos, empregando mais de dois mil trabalhadores e inaugurando recentemente um viveiro com mais de 250 mulheres contratadas.

Mato Grosso do Sul é o “Vale da Celulose”

Mato Grosso do Sul já é reconhecido como o “Vale da Celulose”, representando 24% da produção nacional do setor. O Estado possui a segunda maior área plantada com eucalipto no Brasil e é líder na produção de madeira em tora para papel e celulose. Além disso, ocupa a segunda posição em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A cadeia produtiva florestal no Estado gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, com quatro fábricas de celulose em operação, além da quinta já anunciada (Arauco) e a sexta confirmada (Bracell). Esse cenário é resultado de um ambiente favorável de negócios fomentado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Oportunidades de negócios e cooperação estratégica

O Fórum Empresarial Brasil-Indonésia também foi uma plataforma para o intercâmbio de ideias e iniciativas entre autoridades e empresários de ambos os países, interessados em explorar oportunidades de negócios em diversos setores. Durante o evento, foram discutidos temas globais relevantes, como segurança alimentar, energética, sanitária e o desenvolvimento sustentável, áreas nas quais tanto o Brasil quanto a Indonésia possuem competências complementares.

O governador Eduardo Riedel destacou que Mato Grosso do Sul tem se posicionado de maneira estratégica nesses temas globais, com investimentos sólidos em infraestrutura e incentivo à produção sustentável. “A Indonésia, por meio de empresas como a Bracell, tem mostrado interesse crescente em investir em nosso Estado, que é uma das grandes fronteiras do setor de celulose no Brasil. Nosso trabalho é criar um ambiente cada vez mais favorável para que esses investimentos possam acontecer de forma cada vez mais robusta”, afirmou o governador.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui