O governo de Mato Grosso do Sul planeja apresentar ao governo federal, em 2025, um projeto para a duplicação de um trecho de 70 quilômetros da BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia. A iniciativa foi anunciada nesta sexta-feira (20) pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), durante o balanço anual das atividades da Federação das Indústrias do Estado (Fiems).
A duplicação promete melhorar as condições de tráfego em um trecho estratégico da rodovia, que integra a Rota Bioceânica — corredor internacional que conectará os portos brasileiros, no Atlântico, aos portos chilenos, no Pacífico. Além disso, a área abriga importantes empreendimentos, como uma indústria de etanol de milho em fase de instalação e uma futura planta de processamento de suco de laranja. O trecho também é fundamental para o acesso ao polo turístico de Bonito e região.
“Depois de Sidrolândia, a viabilidade é baixa. Por isso, um projeto específico para duplicar um trecho mais curto torna-se mais factível, já que não é possível estruturar uma concessão maior. Fiz esse apelo ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também está ciente dessa demanda”, afirmou o governador.
Riedel destacou que, por se tratar de uma rodovia federal, qualquer intervenção depende de decisões políticas e da disponibilidade de recursos da União. No entanto, ele reforçou que a proposta é uma prioridade para o estado e vem sendo recebida com otimismo pelo governo federal.
Da redação
Imagem – Reprodução Manchete Popular