Na manhã desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou a 43ª sessão ordinária de 2024, última do ano, no plenário da Casa de Leis. A pauta do dia incluiu a deliberação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), referente às contas de 2022 da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 107, de 13 de dezembro de 2024.
Após a aprovação do parecer, os vereadores utilizaram a tribuna para se despedir, desejar um ótimo final de ano e compartilhar uma retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes de 2024.
Retrospectiva do Ano
Ao longo de 2024, os vereadores se reuniram em 43 sessões ordinárias e 2 extraordinárias. Durante essas reuniões, foram apreciados, votados e aprovados 29 projetos de autoria do Poder Executivo, 9 projetos do Poder Legislativo e 105 decretos legislativos. Além disso, os parlamentares aprovaram 6 vetos e 6 pareceres do TCE/MS relacionados às contas do Executivo. Foram arquivados 8 projetos de lei, rejeitados 17 e retirados de pauta 24 outros projetos.
Quanto às indicações e requerimentos, os principais pedidos dos vereadores se concentraram em temas como sinalização de trânsito, implantação de ciclovias, a criação de um ambiente adequado para a prática de atividades físicas, melhoria e recuperação das vias públicas, revitalização e acessibilidade nas unidades de saúde, ações para aumentar o plantio de árvores, reciclagem de lixo, castração de animais e denúncias de crimes ambientais, como o descarte irregular de lixo e queimadas.
No total, foram 826 indicações, com aproximadamente 70% delas encaminhadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seinfra), que se destacou como a campeã de solicitações. Isso representa uma média de 14 indicações por sessão.
Foram ainda apresentados 254 requerimentos, que em sua maioria, referem-se a pedidos de moções de pesar, congratulações e outras honrarias. Um destaque importante foi o elevado número de decretos legislativos aprovados, os quais concederam honrarias a cidadãos e entidades que contribuíram para o sucesso e desenvolvimento de Três Lagoas, sempre em benefício da coletividade, sem objetivos pessoais ou profissionais.
Da redação
Foto Divulgação