A Suzano, líder global na produção de celulose e referência em bioprodutos derivados de eucalipto, iniciará a Parada Geral de sua unidade em Três Lagoas (MS) entre os dias 8 de janeiro e 4 de fevereiro. Esse processo envolve duas linhas de produção que, combinadas, têm uma capacidade anual de 3,25 milhões de toneladas de celulose. Para garantir eficiência e segurança, a manutenção será dividida em duas etapas. A primeira fase, dedicada à fábrica 2, ocorrerá de 8 a 17 de janeiro. Já a fábrica 1 passará por manutenção a partir de 18 de janeiro, com conclusão prevista para 4 de fevereiro.
Segundo Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Três Lagoas, a manutenção é essencial para assegurar produtividade, excelência operacional, segurança dos colaboradores e desempenho ambiental. “Um diferencial importante é que realizamos a manutenção de uma linha de produção enquanto a outra permanece ativa. Trata-se de uma operação detalhada, com revisão completa de processos e inspeção rigorosa de equipamentos, incluindo as Caldeiras de Recuperação, em conformidade com as normas do setor”, explica Ferraz.
A Parada Geral mobiliza cerca de 110 empresas especializadas e mais de 2 mil profissionais, vindos de diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Com duração aproximada de um mês, o evento promete impulsionar a economia local, beneficiando setores como hotelaria, bares e restaurantes, lavanderias e farmácias.
“Nossa diretriz é que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, e as paradas gerais refletem esse compromisso, pois dinamizam a economia local. Além disso, valorizamos o empresariado regional contratando prestadores de serviços locais para atividades como limpeza industrial, movimentação de carga e engenharia”, acrescenta Ferraz.
Desde 2023, o intervalo entre as Paradas Gerais na unidade de Três Lagoas foi ampliado de 15 para 18 meses, resultado dos avanços nas manutenções anteriores, que possibilitaram a extensão do período de campanha destinado ao planejamento da próxima intervenção.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br
Da redação/Assessoria Suzano