Apesar das medidas adotadas pela Prefeitura, muitos continuam despejando lixo nas ruas de Água Clara

181
visualizações

Apesar de todo empenho da Prefeitura de Água Clara no sentido de manter a cidade limpa e organizada, não são poucos os moradores que ignoram as medidas adotadas pela administração que visam cumprir tal meta. Com isto, além de sobrecarregar o trabalho da Secretaria de Infraestrutura – por ter de refazer muitos serviços -, acaba prejudicando o andamento de outros serviços.

Para se ter uma ideia dos esforços empreendidos pela Prefeitura, como parte do projeto Cidade Limpa, são disponibilizadas 40 caçambas para os bairros da cidade, onde o morador pode descartar determinados tipos de lixo, como galhadas por exemplo.

Ocorre, porém, que eles preferem depositar em frente de suas casas, em terrenos baldios ou ao lado das caçambas, não apenas galhos, mas toda sorte de material, como entulhos de construção, moveis velhos, como sofás, colchões, utensílios domésticos em desuso, que servem como criadouros do temível Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. E, pasmem, jogam também lixo orgânico, o que causa mau cheiro e atrai moscas. Sem contar, que tudo isso prejudicar o aspecto visual da cidade.

Em muitos casos, inclusive, tão logo a Infraestrutura passa recolhendo esses materiais, o lixo volta a ser despejado no mesmo lugar. Alias, isso tem gerado muitas críticas por parte daqueles que fazem corretamente a sua parte.

“Depois pegamos dengue e a culpa é de quem? O negócio é multar e colocar a multa no IPTU; só assim cada um vai cuidar do seu lixo e entulhos, pronto falei!”, postou uma moradora em um grupo de WhatsApp.

Outro postou, juntamente com uma foto, em seu perfil no Facebook: “o problema do povo é o povo mesmo. Semana passada foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura a limpeza deste local e novamente está assim”.

Questionado sobre o trabalho que dá lidar com o descaso de determinados moradores, o secretário de Infraestrutura, Glaycon Ignácio, o Creca, respondeu: “a limpeza, na verdade, não para. A bobcat [máquina de pequeno porte que remover o excesso de terra e outras sujeiras], praticamente faz só isto todo dia”.

Para o secretário, esse é um problema de consciência do povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui