Prefeitura realiza a 1ª Semana Comemorativa de Alusão às Matrizes Africanas de Três Lagoas

420
visualizações

A Prefeitura de Três Lagoas, juntamente com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual LGBT+ de Três Lagoas (CMDLGBT/TL), Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN), Colegiado Setorial da Cultura Afro de Três Lagoas, Sotrayorubá, e o Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana e Ifá de MS, Oludande, realizará entre os dias 18 e 27 de março, a 1ª Semana Comemorativa de Alusão às Matrizes Africanas de Três Lagoas. Com o objetivo de difundir e disseminar a tradição cultural, étnica e religiosa de matriz africana no Município.

Dados divulgados pelo jornal online da BBC News Brasil, revelaram que o índice de denúncias de intolerância religiosa no país aumentou 106%, de 2022 para 2023. Essas denúncias, em sua maioria, partiram de praticantes de religiões de matriz africana (umbanda, candomblé e culto ao orixá). Além disso, de cada 10 denúncias, 6 eram feitas por pessoas do gênero feminino, o que mostra que estes ataques são dotados de uma dupla exclusão, uma violência sempre se vincula a outras.

“Conforme o explicitado, não se pode mais deixar de tomar um posicionamento em relação ao tema, visto que vidas correm perigo por praticar a sua fé, em um Estado que configura juridicamente como laico” afirmou Edmilson Silveira.

A criação da (lei nº 4.076) de 19 de setembro de 2023, para que se tenha um espaço para se discutir questões de cultura de matriz africana, serviu de suporte a esta empreitada, de forma que se possa criar um momento de ação e reflexão sobre a pauta. A abertura oficial do evento será realizada no dia 21 de março, as 19h, no anfiteatro (plenarinho), da Câmara Municipal de Vereadores de Três Lagoas.

PROGRAMAÇÃO
Dia 21 (Quinta-feira)

18:30h – Abertura Oficial da 1ª COMEMORATIVA DE ALUSÃO ÀS MATRIZES AFRICANAS DE TRÊS LAGOAS, na sala de vidro da Diretoria de Cultura, localizada a Av. Rosário Congro, 560 – Centro, no município Três Lagoas / MS.

Dia 22 (Sexta-feira)
19h – Roda de capoeira e apresentação da roda de Candomblé na Feira Central.

Dia 23 (Sábado)
19h – Roda de capoeira e apresentação da roda de Umbanda na praça Ramez Tebet.

Dia 27 (Quarta-feira)
19h – Live de fechamento da 1ª COMEMORATIVA DE ALUSÃO DAS MATRIZES AFRICANAS DE TRÊS LAGOAS.

Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui