Cartório Eleitoral passa a funcionar em regime de plantão a partir deste sábado, até o dia 8 de maio

869
visualizações

No dia 8 de maio próximo, encerra o prazo para a regularização do cadastro eleitoral para que o eleitor possa realizar o voto na eleição municipal deste ano.
Para que a população tenha facilidade no atendimento, a Justiça Eleitoral do Mato grosso do Sul determinou que os Cartórios Eleitorais e as Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do mato Grosso do Sul atendarão em regime de plantão no período de 20 de abril a 8 de maio.
Nos dias 20/4 (sábado), 27/4 (sábado), 1º/5 (quarta-feira), 4/5 (sábado) e 5/5 (domingo), o atendimento será das 8 às 13h.Já entre os dias 29 de abril e 8 de maio, das 8 às 18h.
Eleitores que não atualizaram os dados cadastrais, caso não compareçam à revisão do eleitorado em cumprimento ao Programa de Identificação Biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cancelamento foi temporariamente suspenso pelo TSE durante a pandemia de COVID-19, permitindo que os eleitores realizassem seus votos nas eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022.
No entanto, o efeito de cancelamento voltou a valer após os pleitos.


Situação eleitoral
Os eleitores que não participaram da revisão eleitoral 2019-2020 devem verificar a situação de seus títulos eleitorais por meio das seguintes opções:
Consultando o site do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br) no link “Serviços” e clicando em “Situação Eleitoral”;
Comparecendo ao cartório eleitoral ou posto de atendimento.
O TRE-MS alerta os eleitores para que não deixem para a última hora, realizando a regularização de sua situação imediatamente.
O voto é essencial para a democracia.


Importante
O dia 8 de maio é a mesma data para aqueles que precisem definir pendências ou acertar multas relacionadas a ausências nas votações anteriores, por exemplo.
Durante esse mesmo período, o eleitor que não votou em três eleições consecutivas e teve seu título cancelado também deve aproveitar o prazo para normalizar sua situação.
Com exceção da emissão da segunda via do título até dez dias antes do primeiro turno das eleições, a partir do dia 8 de maio o cadastro eleitoral estará fechado e não será possível fazer alterações no registro do eleitor.
Se não estiver com a situação regularizada na Justiça Eleitoral, você não poderá votar nas eleições municipais de outubro.
Além disso, você não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, receber salário de emprego público, participar de concursos públicos ou ser empossado neles, obter empréstimo na Caixa Econômica Federal ou Previdência Social, fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, obter certificado de quitação do serviço militar ou declaração do Imposto de Renda.

Cartório Eleitoral de Água Clara/MS – 23ª Zona Eleitoral

Endereço: Rua Harrison Correia, nº 20 – Bairro: Centro – Água Clara/MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui