Dia Mundial de Higiene das Mãos é comemorado no HU-UFGD

398
visualizações

Parece tarefa simples, corriqueira e até bem óbvia lavar as mãos várias vezes ao dia. Mas, principalmente no ambiente hospitalar, a atividade ganha mais relevância. Por isso, o foco da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) esse ano está nos profissionais de saúde e cuidadores. Com o tema “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, o alerta é para a importância da higiene das mãos na atenção à saúde, através da prevenção e controle de infecções.

Nos dias 03 e 06 de maio, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh) contará com atividade educativa voltada para profissionais de saúde, alunos e residentes: a caixa da verdade. O objetivo é orientar sobre a importância da higiene das mãos.

A caixa funciona como um simulador de lavagem das mãos. A dinâmica é feita com uso de tinta guache visível na luz ultravioleta, que sugere a presença de bactérias. Após a lavagem das mãos é feita a visualização na caixa. Assim, é possível verificar onde a limpeza não foi eficaz.

Os pacientes também participarão da data com a gincana de premiação para os profissionais, que higienizam as mãos quando prestam assistência. Silvane da Silva, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde explica: “Serão entregues mãozinhas de sulfite para os pacientes, que distribuirão aos profissionais que higienizam as mãos quando prestam assistência. O profissional deposita a mãozinha na urna e no mês de maio, o profissional que tiver mais mãozinhas na urna receberá um prêmio”.

A higienização das mãos é um dos critérios avaliados pelo setor de Qualidade dos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh. Visto que, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), todos os anos ocorrem em todo o mundo 136 milhões de casos de infecções resistentes a antibióticos associadas à atenção à saúde.

Rede Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui