A Prefeitura de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveram, na última sexta-feira, 19 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com o principal objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos em nosso município.
O Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas se transformou em um fórum de ideias, debates e construção coletiva durante o evento. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a noite foi marcada por intensos diálogos e propostas que visam fortalecer o Sistema Único de Saúde.
A conferência foi estruturada em três eixos fundamentais:
Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Com base nesses eixos, foi estabelecido um direcionamento para as discussões e propostas de soluções que visam aprimorar a gestão do trabalho e a educação na saúde. Ao todo, foram elaboradas 56 propostas durante a conferência, todas representativas do engajamento e do comprometimento dos participantes com a melhoria do SUS. Essas propostas serão encaminhadas para a conferência estadual, onde ganharão ainda mais visibilidade e poderão ser debatidas em um contexto mais amplo.
“É importante ter essas conferências como espaços democráticos para a participação de profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e autoridades locais na formulação de propostas concretas e relevantes. É através desses encontros que podemos construir um SUS mais justo e eficiente, onde todos têm voz e participação ativa na construção do sistema de saúde que queremos para o nosso país”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Angelina Zuque.
Antecedendo essa conferência principal, foram realizadas quatro turmas de pré-conferência nos dias 04, 09, 11 e 12 de abril, nas quais 166 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores e gestores da saúde, participaram ativamente. No dia da conferência, mais 89 pessoas se juntaram a esse grupo, totalizando 255 participantes engajados em elaborar propostas concretas para os desafios da saúde pública no município.
Assessoria de Comunicação