Sicredi de Água Clara desenvolve programa de educação financeira junto às escolas do município

108
visualizações

Entre os dias 13 e 19 de maio, a agencia do Sicredi de Água Clara realizou palestra em escolas do município como parte “Programa Cooperação na Ponta do Lápis – Semana ENEF Sicredi, que tem o propósito de repassar informações educacionais de como lidar com o dinheiro decorrente aos gastos no dia a dia. Conforme explicaram os promotores do cooperativismo, Gustavo Pedrozo Dias e Camila Ramiro, o programa abrange diversos públicos como o infantil, o jurídico e a comunidade local, em alguns casos, mesmo não sendo associados à cooperativa.

Durante a semana, foram abordados temas a respeito de educação financeira com os participantes como, por exemplo, sobre a importância do ato de poupar e valorizar o dinheiro.

O objetivo é ajudar na promoção de uma melhor qualidade de vida da comunidade em que a agencia está instalada, levando conhecimento em geral, visando incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças. O entendimento é de que a educação financeira é fundamental para criação de hábitos saudáveis desde a Infância

Intuito é atingir toda a sociedade

O programa foi levado às escolas municipais Luciano Silvério de Oliveira e Marcia Fioratti, na estadual Marechal Castelo Branco e na particular Cecília Meireles, alcançando um total de quase mil alunos. Alunos de 11 a 16 anos, da 6 a 8 séries, foram o público alvo nas escolas públicas e no período matutino da escola particular. Já no período vespertino da Cecília Meireles, as atividades foram voltadas para alunos de 4 a 8 anos. Ainda em 2024, a equipe deve retornar a estas escolas com a finalidade de alcançar os alunos que não foram contemplados desta vez.

Gustavo avalia como satisfatório o resultado da ação nas escolas, que foi desenvolvida através de dinâmicas e brincadeiras, além de palestras utilizando uma linguagem de acordo com a faixa etária dos alunos. “Houve uma boa receptividade do público, que foi participativo o tempo todo”, pontuou. Ainda segundo Gustavo, caso haja interesse, o Sicredi se dispõe a levar o programa até as empresas do município. “O intuito é atingir toda a sociedade”, explica.

Camila, por sua vez, explicou que “o Sicredi assume a intenção de ser agente transformador e protagonista com um programa nacional, permanente e com ações relevantes. Acreditamos que, com a nossa força, podemos levar a Educação Financeira a todas as nossas localidades, apoiando diretamente nossos(as) associados(as) e comunidades locais”.

Joao Maria Vicente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui