Secretaria de Saúde de Água Clara anuncia Dia “D” de vacinação contra a dengue para esta quarta-feira (14)

746
visualizações

A Prefeitura de Água Clara, através da Secretaria de Saúde, informa que estará acontecendo a mobilização da vacinação contra a dengue no município, nesta quarta-feira, dia 14.

Segundo o secretário Alex de Oliveira, não é somente a vacina que o poder público municipal está disponibilizando para população. Ele explicou que está também em andamento no município, os mutirões de limpeza e a circulação do fumacê em pontos estratégicos, além do mapeamento diário do setor de endemias e Secretaria de Saúde.

A administração municipal tem disponibilizado informativos das ações nas redes oficiais da prefeitura.

Vacinação

A Vacina contra a dengue estará disponível a partir do dia 14/02 na UBSF Maria Luiza da Silva Marinho no Bairro Santos Dumont, nos horários Das 07h às 10h e das 13h às 16h.

Inicialmente, o público alvo são as crianças e os adolescentes de 10 anos a 11 anos 11 meses e 29 dias.

O endereço é Rua Fernando Bastos Junior, número 720, Bairro Santos Dumont.

Prevenção contra a dengue 

Para prevenir a dengue é importante adotar medidas que evitam a reprodução do mosquito transmissor, como eliminar objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas. Além disso, é importante aplicar larvicidas nos locais que são focos de água parada, sendo importante que essa aplicação seja feita por profissionais capacitados.

É recomendado também usar repelente e roupas mais compridas para evitar a picada, além de tomar a vacina contra a dengue, que está disponível para pessoas acima de 45 anos que já tiveram dengue mais de uma vez e/ ou moram em áreas com muitos casos de dengue.

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui