Dia Nacional do Café acontece nesta sexta (24)

678
visualizações

Brasil, maio de 2024: O dia 24 de maio é uma data importante para os amantes de café em todo o Brasil, pois é quando se comemora o Dia Nacional do Café e o Dia do Barista. Essas celebrações destacam a importância dessa bebida tão popular e a habilidade dos profissionais que a preparam.

O café é uma das principais commodities mundiais e figura entre as bebidas mais consumidas globalmente. No Brasil, ele possui grande importância econômica e é um dos principais produtos de exportação. O Dia Nacional do Café, instituído em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), homenageia a história e a cultura do café no Brasil, o maior produtor e exportador de café do mundo.

Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano, segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese.

A celebração do Dia Nacional do Café também traz à tona a discussão sobre os benefícios e os efeitos da cafeína, o principal componente ativo do café.

Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância. Mesmo diante desses dados, o teor de cafeína não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.

A cafeína é a substância mais consumida no mundo e atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (SNC), melhorando o humor, o foco e o estado de alerta. Além disso, devido ao seu efeito estimulante, é possível melhorar o desempenho físico durante os exercícios, aumentando a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, contribuindo para que mais sangue rico em oxigênio e nutrientes cheguem mais rapidamente às células musculares. E ainda, favorece o uso de gorduras como fonte de energia, economiza combustível (glicogênio) para os músculos, reduzindo a fadiga e auxiliando no desempenho.

No entanto, o consumo de cafeína não se limita apenas ao café. Ela está presente em uma variedade de produtos que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Entre os principais produtos com cafeína, destacam-se:

  1. Chá: Algumas variedades de chá, como o chá preto e o chá verde, contêm cafeína em quantidades variáveis. Esses chás são consumidos tanto por seu sabor quanto por seus efeitos estimulantes.
  2. Refrigerantes: Muitos refrigerantes, especialmente os de cola, possuem cafeína em sua composição. Esses produtos são amplamente consumidos como bebidas refrescantes.
  3. Energéticos: Bebidas energéticas são ricas em cafeína e são populares entre aqueles que buscam um aumento rápido de energia e atenção.
  4. Chocolate: O cacau, ingrediente principal do chocolate, contém pequenas quantidades de cafeína. Chocolates escuros tendem a ter mais cafeína do que os chocolates ao leite.
  5. Medicamentos: Alguns analgésicos e medicamentos para dor de cabeça contêm cafeína, pois ela pode ajudar a aumentar a eficácia dos compostos analgésicos.

“A cafeína em cápsulas, por exemplo, é um suplemento alimentar obtido através da extração da cafeína dos alimentos, o que a torna mais concentrada, sendo, portanto, mais potentes do que a cafeína natural. Além disso, é absorvida rapidamente pelo organismo e fornece os efeitos estimulantes em poucos minutos após a ingestão, que podem durar até 8 horas”, afirma Edmar Mothé, CEO da rede Bio Mundo, que destaca a necessidade de um acompanhamento médico e nutricional nesses casos. “As cápsulas de cafeína da BioWay, por exemplo, se destacam na demanda pelo princípio ativo em nossas lojas, seja por indicação nutricional quanto por escolha própria dos clientes”, continua.

Lojas especializadas em produtos naturais e nutrição esportiva, como a Bio Mundo, possuem alguns outros tipos de cafés diferenciados e veículos da cafeína em alta no mercado, como é o caso dos supercafés. 

“Uma tendência emergente no mundo das bebidas energéticas são os supercafés. Estes produtos combinam café com ingredientes adicionais como proteínas, vitaminas, minerais e superalimentos (como maca, cacau e cogumelos medicinais) para fornecer um impulso extra de energia e nutrição”, destaca Edmar, que vê a alta demanda desses produtos não só pelo público fitness, que já conhecem mais sobre potencializadores de treinos, mas também pelos iniciantes de uma vida mais saudável e regrada, que buscam resultados mais rápidos.

Além desses itens, a gama de suplementos contendo a cafeína é extensa, como é o caso dos pré-treinos da Bioway, principalmente o Pré-Treino Extreme com 200 mg de cafeína por porção, classificado como um suplemento alimentar esportivo inovador e ultra concentrado que traz uma combinação completa de aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para um treino com muito mais eficiência, foco, resistência, força e saúde cardiovascular; e o Thermo Burn da Bioway, com 400mg de cafeína, que concentra o efeito termogênico para potencializar e melhorar processos de emagrecimento.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. 

A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, dietlight, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.

Presente em 19 estados do Brasil, em apenas 8 anos de história, possui mais de 150 lojas. 

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Caroline Soares
Assessoria de Imprensa – Clacri.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui