Maternidade e carreira em sintonia: histórias inspiradoras de mães na Eldorado Brasil

84
visualizações

A realidade das mães conciliando maternidade e carreira pode ser desafiadora. Equilibrar as demandas do trabalho com as responsabilidades familiares pode ser estressante e exigir malabarismos constantes. No entanto, essa busca pela harmonia é definitiva para o bem-estar emocional e a realização pessoal e profissional dessas mulheres. Nesse contexto, o suporte da empresa desempenha um papel crucial.

Priorizando um ambiente inclusivo e acolhedor, a Eldorado Brasil, uma das maiores e mais sustentáveis empresa do setor de celulose, investe em iniciativas que reconhecem e valorizam as necessidades das mães no ambiente de trabalho. Programas oferecidos pela empresa são essenciais para promover a igualdade de gênero e uma cultura que dignifica a maternidade como parte enriquecedora da jornada de cada mulher.

Com um olhar voltado as necessidades dos colaboradores, a Eldorado Brasil oferece programas tanto para a fase gestacional quanto o pós-parto, com acompanhamento até o primeiro ano do bebê. “Em nossa empresa, reconhecemos plenamente a importância das mães em nossa força de trabalho e o papel fundamental que desempenham não apenas em suas famílias, mas também em nossas equipes.

É por isso que estamos comprometidos em oferecer programas e políticas que apoiem as mães em sua trajetória, impulsionando o sucesso e o bem-estar de nossos colaboradores. Nosso objetivo é continuar aprimorando nossos programas para garantir que todas as mães em nossa empresa se sintam apoiadas, valorizadas e capacitadas a alcançar todo o seu potencial”, – afirma Elcio Trajano Junior, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado. Além disso, a empresa está constantemente atenta aos talentos internos, incentivando e nutrindo o crescimento profissional.

Em 2023, a Eldorado promoveu mais de 800 colaboradores, demonstrando seu compromisso contínuo com o desenvolvimento e o cuidado com sua equipe. Entre as colaboradoras promovidas, está a Marilu Ramos, engenheira florestal e natural do Paraná, se mudou para Três Lagoas MS em 2022, para assumir o cargo de especialista florestal em uma nova área de treinamento na Eldorado Brasil. Pouco mais de um ano nessa função, Marilu engravidou de gêmeos. Durante sua gestação, ela foi surpreendida mais uma vez, porém, em sua vida profissional, com uma promoção como coordenadora da área do Centro de Treinamento Florestal, provando que a maternidade não é um obstáculo para o crescimento na carreira.

“A gente sempre sonha com ascensão na carreira, mas eu confesso que eu não esperava ser promovida naquele momento, foi uma grata surpresa. Eu percebi que o fato de eu estar grávida não afetou minha vida profissional. Minha carreira continuou. Consideraram meu nome para aquela posição naquele momento e me colocaram nela mesmo na condição de gestante. Me senti muito realizada”.

Durante sua gestação e no pós-parto, Marilu participou ativamente do programa Gerar da Eldorado, que oferece apoio multidisciplinar, acompanhamento regular e orientações específicas para gestantes. O programa destaca-se por seu cuidado individualizado, que segundo ela, foi fundamental para sua sensação de segurança e acolhimento no ambiente de trabalho. Na companhia desde 2014, Lianice Munaretto é especialista de Compliance e mãe da Lia Maria, cujo nome é uma abreviatura do seu próprio nome e uma homenagem à sua avó materna, Maria. Para Lia, como é chamada carinhosamente pelos colegas, conciliar a maternidade e a carreira é uma escolha individual e um ato de amor, pois é por meio do trabalho que muitas mães conseguem oferecer um futuro melhor para seus filhos.

“É importante mostrarmos aos nossos filhos nosso valor e nossa capacidade. O período da gestação é delicado, então precisamos acalmar nosso coração, confiar que tudo dará certo e que ser mãe não nos torna menos profissionais. Além disso, é fundamental que, nós que já passamos por isso, apoiemos outras gestantes, pois muitas vezes tudo que elas precisam é de um abraço, de se sentir acolhidas. E eu senti muito esse apoio durante minha gravidez e também no meu retorno ao trabalho aqui na Eldorado, tanto dos meus colegas quanto da minha gestão”, afirmou.

Assim como a Lia, a colaboradora Juliana Santos também tem uma longa história com a Eldorado. Há 14 anos na empresa, ela começou sua jornada na área financeira na Florestal Brasil, empresa que posteriormente se fundiu para criar a Eldorado Brasil Celulose. Mãe da Manuela que na época tinha 11 meses (hoje com 14), Juliana descobriu a chegada da segunda filha, Isabela (11), que hoje compartilha quase a mesma idade da indústria.

“Eu me afastei para ganhar a minha segunda filha em outubro de 2010 e retornei em fevereiro de 2011, quando a empresa já tinha passado pela fusão. Então eu saí de licença maternidade inserida em um cenário e voltei em outro completamente diferente. Era um ambiente novo, uma fábrica nova, pessoas novas. Foi um desafio muito grande. Mas eu falo que em nenhum momento, a maternidade me impediu de fazer ou viver algo” – contou.

Desde que ingressou na Eldorado Brasil, Juliana acompanhou várias transformações, incluindo a criação e o aprimoramento dos programas destinados às gestantes. Ela destaca como esses programas, ao longo do tempo, se tornaram vitais para as gestantes na empresa, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro para as mães e para os bebês. Programa Gerar Saúde do Bebê

O programa Gerar da Eldorado Brasil, oferece suporte abrangente às colaboradoras gestantes e dependentes. Com um total de 200 mulheres atendidas desde 2022 até o momento, o programa se destaca por seu acolhimento e orientações personalizadas durante a gestação. Por meio de uma equipe multidisciplinar e enfermeiras qualificadas, são fornecidos acompanhamento regular, orientações sobre cuidados pré-natais e pós-parto, estímulo ao parto normal e ao aleitamento materno. Além disso, o programa prioriza a saúde e bem-estar da gestante e do bebê, buscando reduzir riscos como hipertensão e diabetes gestacionais. A empresa valoriza a individualidade das gestantes, garantindo apoio não apenas às colaboradoras, mas também aos dependentes diretos, estendendo os cuidados do programa até o primeiro ano de vida da criança.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui